O que é a NR-12?
O que é NR12?
A NR12 é a norma regulamentadora do ministério do trabalho que tem como objetivo estabelecer as normas de segurança para a operação de Máquinas e Equipamentos industriais. Ela também se aplica ao armazenamento de materiais, ou seja, eles deverão obedecer os requisitos de segurança específicos para cada tipo de material. A última atualização da NR12 aconteceu em 2010.
NR12: Quais os pontos abordados mais importantes?
- Princípios Gerais
- Arranjo físico e instalações
- Instalações e dispositivos elétricos
- Dispositivos de partida, acionamento e parada
- Sistemas de segurança
- Dispositivos de parada de emergência
- Meios de acesso permanentes
- Componentes pressurizados
- Transportadores de materiais
- Aspectos ergonômicos
- Riscos adicionais
- Manutenção, inspeção, preparação, ajustes e reparos
- Sinalização
- Manuais
- Procedimentos de trabalho e segurança
- Projeto, fabricação, importação, venda, locação, leilão, cessão a qualquer título, exposição e utilização
- Capacitação
- Outros requisitos específicos de segurança
NR12: Aspectos indispensáveis
Segundo a norma, todas as máquinas e equipamentos devem possuir um manual de instruções que é fornecido pelo fabricante. Nele deve haver todas as informações relativas à segurança em todas as fases de utilização. É importante frisar que este manual também deve seguir os requisitos conforme descreve a norma NR12. Caso haja perda ou inexistência do manual, o mesmo deve ser reconstituído pelo empregador, seguindo as orientações de um profissional legalmente habilitado.
Todas os trabalhos realizados devem possuir um procedimento de realização e segurança específicos, padronizados e contando com uma descrição detalhada de cada tarefa de acordo com a norma. É necessário realizar inspeções rotineiras das condições de operacionalidade e segurança a cada início de turno de trabalho, ou depois de uma nova preparação da máquina ou equipamento.
Seguindo a norma, todas as operações, manutenções, inspeções e demais serviços em máquinas e equipamentos devem ser realizados somente por profissionais capacitados, habilitados, qualificados ou autorizados para a realização daquela função especifica. Portanto, fica sob total responsabilidade daquele empregador promover a capacitação compatível com a função que cada funcionário irá desempenhar. Esta capacitação também deve seguir um padrão conforme descreve a norma.
Para ser considerado um profissional qualificado, é necessário comprovar a conclusão de curso nesta área especifica de atuação. Este curso também deve seguir todos os procedimentos descritos na norma. Geralmente o curso de capacitação tem uma carga mínima de 8 horas por tipo de máquina que é citada no anexo IX da norma NR12.
A norma NR12 conta com diversas informações adicionais que são referentes à diversos tipos de maquinas e procedimentos descritos através de figuras, tabelas e textos nos anexos. Não podemos deixar de citar que é de total responsabilidade do empregador manter o inventário das maquinas e equipamentos sempre atualizado com identificação por tipo, capacidade, sistemas de segurança, além da localização em planta baixa.
Agora que você sabe da importância da NR12 é necessário aprofundar ainda mais em cada ponto e compreender que cada item pode ser fundamental para permitir um ambiente de trabalho adequado e seguro.
Precisa adequar sua empresa as normas da NR-12? entre contato conosco pelo comercial@vation.com.br ou ligue (48) 99681-6135